Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Tyrannidae
 Vigors, 1825
Subfamília: Elaeniinae
 Cabanis & Heine, 1860
Espécie: C. caudacuta

Nome Científico

Culicivora caudacuta
(Vieillot, 1818)

Nome em Inglês

Sharp-tailed Tyrant


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Vulnerável

Fotos Sons

Papa-moscas-do-campo

O papa-moscas-do-campo é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.

Está ameaçado por perda de habitat.

Nome Científico

Seu nome científico significa: Culicivora caudacutaDevorador de mosquito que tem a cauda pontiaguda ou (pássaro) de cauda curta devorador de mosquito.

Características

O papa-moscas-do-campo mede cerca de 10 centímetros. Tem plumagem marrom, com as costas manchadas de estrias negras; a coroa também é negra. São marcantes uma longa linha branca próxima aos olhos e a cauda longa e fina, com penas em formato afilado. Na barriga, a cor é esbranquiçada, com regiões do abdômen acastanhadas.

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

Seu alimento preferido são os insetos, os quais captura em pleno voo.

Reprodução

No Distrito Federal, o período reprodutivo da espécie foi dado entre outubro e abril (Sousa e Marini, 2007), corroborando com o período reprodutivo em campos da Argentina (Di Giacomo, 2005). Os ninhos são feitos a baixa altura em arbustos (eg.: Esenbeckia pumila e Eremanthus glomerulatus) e são postos de 2 a 3 ovos opacos, sendo considerada alta a predação (Sousa & Marini, 2007)

Hábitos

É uma ave obrigatória de capinzais neotrópicos, que não tolera pastagens modificadas, preferindo habitar os capinzais altos de campo sujo e campo limpo, onde a vegetação herbácea é abundante e não há excessiva exposição do solo. Vive sozinho ou em casais, formando grupos familiares. Costuma empoleirar-se em ramos finos a média altura, de onde se arroja em voos para capturar seu alimento (Sousa & Marini, 2007; Kanegae et al., 2012). Para mais informações sobre uso de habitat, vide Kanegae et al., (2012).

Distribuição Geográfica

Ocorre no Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, centro e oeste da Bahia, Maranhão, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Referências

Galeria de Fotos